Fazer Acontecer…

Na nossa escola, o compromisso com a inovação curricular e pedagógica tem sido uma prioridade. Neste sentido, gostaríamos de expressar os nossos sinceros agradecimentos a todos os que contribuíram para o sucesso da nossa festa solidária de final de ano.
O projeto “Interagir para Incluir” foi criado com o objetivo de promover a educação inclusiva. Através de uma sala especializada, proporcionamos um ambiente onde todos os alunos se sentem acolhidos e participam ativamente.
A “Sala Snoezelen” é uma sala multissensorial que oferece experiências únicas aos nossos alunos. Para tornar este projeto uma realidade, mobilizamos recursos materiais e humanos, garantindo que todos possam beneficiar desta abordagem que estimula todos os nossos sentidos.
Então, a uma Ação de melhoria de quatro pessoas, juntou-se o grupo 910, com o seu espírito resiliente e a capacidade de transformar fraquezas em força, lidando bem com o erro, decidiu meter a mão na massa. Começámos a pedir ajuda a empresas, artistas e até a Deus!
As Técnicas do GTE (Psicólogas, Assistente Social e Terapeuta da Fala) arregaçaram as mangas, como nos habituaram sempre. Os assistentes operacionais, com a sua habilidade ímpar para fazer acontecer, também se juntaram e mostraram que há gente que trabalha por amor, mesmo fora de horas…em troca de nada. Também contamos com professores e encarregados de educação que não têm medo de sujar as mãos. A Associação de Pais mostrou que também sabe e gosta de trabalhar. Até o Diretor, normalmente ocupado com a gestão escolar, meteu mãos à obra… vendendo bifanas, servindo os convidados e entregando bonés.
A Imagem Impressa ofereceu uma obra de arte, a professora Luzia Pequito elaborou o 1º Cartaz e providenciou ofertas para a festa, os professores José Chambel, Francisca Esquível, Manuel dos Santos e Afonso Sobral, ofereceram alguns dos seus trabalhos para angariar dinheiro para o evento!
A gastronomia alentejana também nos bridou com sopas e bifanas: Restaurante Forjador, Restaurante Alpendre, Restaurante A Moagem, Restaurante -A República do Petisco de Arraiolos, bem como o Restaurante Sabores na Brasa de Montemor-o-Novo.
A Papelaria Borrachinha ofereceu-nos o material para a festa.
Os nossos patrocinadores: Evoramotores, Eletroleal, Eletrorequetim, Serafim Canelas, MSSeguros, JAPescrita, abraçaram esta causa e responderam ao nosso apelo através de financiamento para a Sala Snoezelen.
O Intermarchê de Arraiolos, o Auchan Évora e a Nova Delta, na pessoa de Amélia Nabeiro, a padaria “Marianita” de Vimieiro, a Padaria de Guadalupe e a Padaria Almodôvar fizeram chegar os “comes e bebes “ à nossa festa.
A Câmara Municipal de Arraiolos cedeu recursos materiais e humanos e divulgou e apoiou a nossa causa!
Duas alunas finalistas de 4º ano, Benedita Matias e Inês Figueiras apresentaram o evento de forma exemplar!
Os artistas Margarida Pequito, Cláudia Barreto, Guilherme Rebocho, Francisco Salvado, Lúcia Caroço, Carolina Gomes, Rancho Folclórico “Os Camponeses de Arraiolos”, os Txapum e os alunos do pré-escolar de Arraiolos contribuíram com o seu talento e tornaram a festa ainda mais apelativa.

Todos solicitaram, mas, uns semearam, outros pintaram, outros costuraram, outros venderam, outros organizaram, outros sortearam…outros trouxeram a sua presença indispensável à realização do evento.
Não era apenas uma Festa de Final de Ano, com um pouco de loucura e muita ação de melhoria (e um camião de reticências), transformámos o nada em algo mágico. A criada para o efeito «Comissão de Festas» fez acontecer, porque todos participaram ativamente. E ficou provado: quando se mete a mão na massa, faz-se a diferença, consegue-se qualquer coisa. Ou, pelo menos, arranjar dinheiro para equipar uma Sala Snoezelen que vai fazer muitos alunos sorrir. Objetivo cumprido!

Juntos, fizemos acontecer! Obrigada a todos por tornarem este evento solidário memorável.

Grupo 910