Gabinete de Técnicos Especializados

Técnicos Especializados do Agrupamento de Escolas de Arraiolos (Psicologia, Serviço Social e Terapia da Fala)

No presente ano letivo 2020/21, o Agrupamento de Escolas de Arraiolos conta com uma Equipa de Técnicos Especializados constituída por duas Técnicas Especializados na área da Psicologia Educacional, uma técnica na área do Serviço Social e uma técnica na área da Terapia da Fala.

A colocação de psicólogos nos Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) em Contexto Escolar constituem um recurso das escolas que concorrem para a concretização dos desafios da Estratégia 2020, no que se refere à melhoria do sucesso educativo, à redução do abandono escolar precoce, à atratividade do ensino profissional e à melhoria do ajustamento entre as competências dos jovens e as necessidades do mercado de trabalho.

Estes técnicos desenvolvem um trabalho especializado e dirigido a toda a comunidade educativa: discente, docente, não docente, pais e encarregados de educação. Tem como objetivo geral otimizar e facilitar o processo de ensino aprendizagem, incidindo sobre os aspetos cognitivos, emocionais, comportamentais e sociais com o objetivo geral de promover a saúde mental e prevenir e intervir nas dificuldades vividas no processo de escolarização.

O seu âmbito de intervenção desenvolve-se nos domínios do apoio psicopedagógico a alunos e professores, do desenvolvimento do sistema de relações da comunidade escolar e da orientação ao longo da vida.

A valência de Terapia da Fala no meio escolar assume particular relevância dada a estreita relação das competências comunicativas e linguísticas, com a aprendizagem e a interação social. Contribuindo assim para a definição e implementação de programas educativos, tendo em conta as potencialidades, expectativas e necessidades do aluno bem como as características dos ambientes, que facilitam ou comprometem o seu desempenho ao nível da comunicação, linguagem, entre outros.

O Serviço Social na escola, contribui com ações que tornem a educação como uma prática de inclusão social, promovendo a melhoria da qualidade educativa, fomentando a promoção do sucesso escolar, emancipando os sujeitos sociais e trabalhando para uma possível aproximação da família com o contexto escolar.

O trabalho desenvolvido pela equipa contribui para o desenvolvimento do Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escolas e tem por base a intervenção psicossocial direcionada para todos os alunos deste agrupamento que revelem alguma problemática que condicione o seu bem-estar pessoal e consecutivamente o seu rendimento escolar, em articulação com os professores Titulares/diretores de turma e Conselhos de Turma.