VISITA DE ESTUDO AO PARLAMENTO EUROPEU

Um grupo de 23 alunos do 11º ano, acompanhados pelos professores Henrique Gonçalves e Sandra Quaresma viveram entre os dias 27 e 30 de abril uma experiência inesquecível e ambicionada por milhares de jovens europeus: a participação na Sessão Euroschool, no dia 28 de abril, no Parlamento Europeu.
Esta atividade surgiu na sequência de um convite feito pelo Parlamento Europeu à nossa Escola, na sequência do brilhante terceiro lugar obtido na final nacional de 2015 pelos alunos João Lóios e Leandro Recharto.
Embora o ponto alto tivesse sido a Sessão do dia 28 de abril, na qual os nossos alunos analisaram e discutiram assuntos de interesse europeu e conviveram com colegas de muitos outros países da UE, a nossa visita a Estrasburgo teve muito outros aspetos inesquecíveis, como “contam” as muitas fotografias tiradas.

O início da grande aventura: aguardando o check-in no aeroporto de Lisboa

À chegada ao aeroporto de Orly, já tínhamos à espera a nossa guia que nos mostrou alguns pormenores interessantes da cidade de Paris…

Uma das nossas fotos de grupo junto de um dos símbolos de Paris…

Chegada a Estrasburgo, depois de uma viagem de TGV, de duas horas e meia

Já no Parlamento Europeu, após a acreditação, ultimam-se alguns pormenores

Almoço dos professores. Tivemos por companhia colegas da Estónia (à esquerda) e da Espanha (à direita). Alguém tinha que tirar a foto…

Video 1 – momento alto da Sessão Euroschool foi a apresentação do nosso país feita pelos alunos João Lóios e Leandro Recharto.

A sessão Euroschool de 28 de abril, cheia de simbolismo, terminou de forma muito bonita, causando um sentimento generalizado de orgulho em cada um dos presentes. Cada um dos jovens porta-vozes transportou uma bandeira de um país que não é o seu. O João Lóios transportou a bandeira da Lituânia, enquanto o Leandro Recharto transportou a bandeira da vizinha Espanha. Coube à jovem Julia Mattokcs, de Malta, a honra de transportar a bandeira portuguesa.

A nossa foto de conjunto no hemiciclo do Parlamento Europeu….portugueses e europeus!

Passeio pelas ruas de Estrasburgo

Um aspeto muito pitoresco de Estrasburgo – ponte da Petite France

Alguns de nós fizeram esta deliciosa viagem de barco pelo rio, com locução em português dos pontos de interesse…

e ainda tivemos tempo de ir à cidade alemã de Kehl situada a cerca de 10 km de Estrasburgo

O que disseram os participantes…

A sessão de trabalho do dia 28 de abril constituiu uma experiência inesquecível e que deveria ser obrigatória para todos os estudantes europeus. Foi uma experiência única para os nossos alunos, que representaram com o nosso país com dignidade e empenho, tendo reforçado em todos nós o sentimento europeísta.
Paris e Estrasburgo continuam iguais a si próprias…. enigmáticas e deslumbrantes.
E há coisas que não se agradecem… o convívio muito saudável, a boa disposição generalizada… enfim quatro dias para guardar nas nossas memórias.
(prof. Henrique Gonçalves)

Gostei muito desta experiência, e o dia do parlamento europeu foi algo único pois permitiu conhecer novas pessoas e conviver com elas, e serviu também para que entre todos debatêssemos soluções para os problemas pelos quais a Europa está passar. E esta experiência serviu para eu abrir os olhos e perceber que enquanto jovens devemos nos preocupar pois nós somos o futuro da Europa !!! (Luís Vieira, 11ºB)

Gracas a dois dos nossos colegas Leandro Recharto e Joao Loios, tivemos uma experiencia inesquecível no parlamento europeu onde fomos representar o nosso pais, a nossa vila e a nossa escola, podemos ainda debater os assuntos trabalhados e conviver com colegas de toda a UE. Na minha opinião não podia ter corrido melhor pois fomos muito bem recebidos por todos. (Rúben Faúlha, 11ºB)

Para mim foi uma grande experiência. Adorei os 4 dias que passamos lá. O parlamento é enorme e de alguma forma ajuda-nos a pensar no futuro. A cidade também e maravilhosa e adorei visita-la. Sem duvida que gostaria de repetir esta experiencia. (Patrícia Aldeias, 11ºB)

Para mim a viagem foi sem dúvida uma grande experiência. Diverti-me imenso com os meus colegas. Gostei muito de ir ao Parlamento Europeu onde me diverti e conheci pessoas de vários países da Europa. A cidade de Estrasburgo é lindíssima. É uma viagem a repetir!
(Patrícia Branco, 11ºB)

Gostei muito da ida a Estrasburgo. Penso que foi uma experiência de uma vida com um excelente grupo e uma excelente oportunidade de falar no Parlamento Europeu. (Pedro Branco, 11ºA)

Esta foi uma experiencia marcante nas nossas vidas pois tivemos o privilégio de conhecer novas cidades, novas culturas e, sobretudo, o Parlamento Europeu em Estrasburgo, onde pudemos conhecer e interagir com outros colegas dos outros 21 países da União Europeia. (Sara Severino, 11ºB)

“Adorei participar nesta fantástica viagem a Estrasburgo, penso se tratar de uma oportunidade única para qualquer jovem e por isso estou muito contente por ter feito parte deste projeto!
A viagem foi como seria de esperar espetacular em todos os aspetos, sendo possível criarmos amizades com colegas estrangeiros, treinar um pouco a nossa aptidão a falar inglês e ao mesmo tempo apreciar as paisagens e monumentos presentes nos locais por onde passámos!
Foi um prazer ter a opurtunidade de estar no parlamento Europeu bem como viajar com os meus colegas e com os dois excelentes professores que nos acompanharam da melhor forma ao longo de toda a viagem!”
(José Angelino, 11º A)

Gostei muito da experiência e acho que é algo único de se viver!! Foi muito bom passar estes 4 dias com os meus colegas e passar por experiências que nunca pensei vir a passar!! O dia no Parlamento Europeu foi muito enriquecedor tanto a nível profissional (escola) como a nível pessoal para fazer amizades com pessoas que estão tão distantes de nós! Foi sem dúvida uma experiência única! (Inês Boeiro, 11ºB)

A nossa viagem a Estrasburgo foi uma experiência inesquecível para mim. Foi de facto um dia fantástico aquele que passamos no Parlamento Europeu onde podemos estar num dos edifícios mais importantes da Europa a realizar atividades semelhantes às de um verdadeiro deputado europeu. Julgo que todos ficamos mais enriquecidos a nível cultural devido ao contacto com colegas de diferentes países com hábitos e costumes diferentes daqueles a que estamos habituados. Também considero que a visita guiada a Paris e os passeios turísticos em Estrasburgo foram gratificantes pelo facto de passarmos a conhecer duas magnificas cidades, que agora ficarão para sempre nas nossas memórias bem como os bons momentos passados entre colegas. (João Lopes, 11º A)

Esta viagem foi uma ótima oportunidade de conhecermos e convivermos com outros jovens de todos os países da União Europeia. Foi muito agradável conhecer locais que ainda não conhecíamos, como por exemplo, a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, a Avenida Champs Elysées, a Catedral de Estrasburgo, Le Petite France, entre outros. Foi sem dúvida uma viagem que adoraria repetir por tão inesquecível que foi. (Mariana Severino, 11ºB)

Acho que foi muito interessante, uma experiência magnifica, foi bom conhecermos pessoas de outros países da Europa e falar com elas. Foi então muito cativante e divertida e permitiu-nos conhecer um pouco mais a nossa Europa e presenciar uns dias magníficos fora do país.
(Alexandre Recharto, 11ºB)

Esta experiência para mim foi enriquecedora, pois para além de conhecermos melhor a nossa UE e um dos seus Parlamentos Europeus conhecemos outros colegas, com outras vivências, outras culturas, outras línguas mas acima de tudo com os mesmos ideais, os ideais de uma Europa unida, unida na diversidade.
“Estar na pele” de um deputado europeu não é fácil, por vezes pensamos que é muito fácil mas não o é, pois, para além de nós, temos que nos preocupar com outros… Outros esses melhor ou pior que nós continuam a ser iguais de direitos e obrigações, por vezes vemo-nos a pensar que é só agir e já está, que é só dizer uma palavra e os outros percebem o nosso ponto de vista… Mas não é bem assim, temos que nos fazer ouvir, explicar o como e o porquê. Esta oportunidade fez-me perceber que a vida sozinho não é fácil mas juntos, juntos com os outros países membros da UE é possível, é possível um futuro melhor, é possível acreditar. (Leandro Recharto, 11ºB)

Para mim a viagem a Estrasburgo no âmbito de visitarmos o parlamento europeu foi muito gratificante em vários aspetos. Em primeiro lugar tivemos a oportunidade de assistir a diversos momentos enriquecedores para a nossa cultura, como foi o caso de ouvirmos alguns deputados mais experientes falar sobre os problemas da europa. Em segundo lugar também achei muito interessante o facto de estarmos em contato com outros adolescentes de vários países da União europeia o que nos deu um melhor ponto de vista sobre o mundo em geral visto que tivemos a oportunidade de conviver com eles e aprender um pouco mais sobre outras línguas e culturas. (Catarina Varela, 11ºA)
A nossa ida a Estrasburgo e ao parlamento europeu foi uma experiência fantástica para todos nós! Conhecer novas pessoas e realidades diferentes daquilo a que estamos habituados e novas experiências com toda a Europa, desde a cultura aos costumes e tradições dos nossos colegas foi uma viagem bastante enriquecedora para todos nós. A nível de qualidade toda a viagem foi gratificante e vimos coisas maravilhosas, mas como todos dizem no parlamento europeu, a Europa deve ser um sistema de igualdade que se estende a todos os europeus e essa igualdade, segundo um ponto de vista pessoal não esteve presente no qie diz respeito à língua, pois deveriam contratar tradutores e assim traduzirem em cada língua para a língua das pessoas que iam ouvindo…pois só assim haveria igualdade entre todos os cidadãos europeus! (João Lóios, 11ºB)

Foi, claramente, uma viagem incrível. Dizem que nunca voltamos iguais depois de uma viagem e esta foi, sem dúvida, uma viagem que deixou marcas em todos nós. A imensidão do Parlamento Europeu, as inúmeras línguas que por lá circulam e que se tornam uma só para que todos se entendam, a partilha de ideias tão diferentes mas que constroem um ideal comum, tudo isto nos mostrou a importância de uma união, da qual, por vezes, desconfiamos.
Com chuva, com sol, com frio e com calor, Paris e Estrasburgo receberam-nos carinhosamente e nós, professores e alunos, absorvemos tudo o que elas nos ofereceram.., Obrigada a todos!!!! (Sandra Quaresma)

Agradecimentos

Esta nossa inesquecível viagem a Paris e Estrasburgo, bem como todo o trabalho desenvolvido no Parlamento Europeu não seriam possíveis sem o apoio de várias entidades:

Câmara Municipal de Arraiolos;
União de Freguesias de São Gregório e Santa Justa
Junta de Freguesia de Arraiolos
Junta de Freguesia de Vimieiro
Direcção do Agrupamento
Professor Rui Ramalhinho