Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC)

Serve o presente para clarificar algumas questões relacionadas com o funcionamento das denominadas AECs.

É comum depararmo-nos com constrangimentos em encontrar técnicos que assumam estas atividades. Este ano não é diferente. Compreendemos as dificuldades sentidas pelas famílias que não tendo AECs, também não têm CAFs. Porém, o Agrupamento não tem recursos humanos que possibilitem resolver este problema de forma global, efetiva e, sobretudo, segura.

Neste momento temos garantidas 7 ofertas (3 com docentes do Agrupamento e 4 com técnicos contratados). Falta-nos preencher 3 ofertas que se encontram a concurso: Expressão Dramática, Jogos Matemáticos e Atividades Lúdico-Expressivas.

Garantimos que tudo estamos a fazer ao nosso alcance para resolver a situação: temos colocado consecutivamente as ofertas a concurso (sujeitas a prazos por lei) na plataforma da DGRHE, muitas têm ficado «vazias». Numas temos candidatos que acabam por recusar, noutras aceitam e mais tarde desistem.  É algo que não controlamos.

Já mudámos as áreas das ofertas na tentativa de efetuar as contratações, mas ainda assim não temos conseguido resolver esta questão.

Temos igualmente estado em permanente contacto com os docentes titulares para que possam informar os Encarregados de Educação «quase de um dia para o outro» sobre a colocação ou desistência de candidatos selecionados. É com os titulares que temos articulado e é através deles que saberão novidades ou alterações.

Vamos continuar a tentar. Pedimos a vossa compreensão.