EUROSCHOOL 2017

Pelo segundo ano consecutivo, um grupo de 26 membros do nosso Agrupamento, os professores Henrique Gonçalves e Sandra Quaresma e 24 alunos de todas as turmas do Ensino Secundário marcou presença na atividade EUROSCHOOL, organizada pelo Parlamento Europeu, em Estrasburgo e que decorreu em 7 de dezembro passado.
Foi uma experiência inesquecível que se iniciou meses antes com divisão dos alunos em grupo de trabalho, os quais analisaram temas europeus: Ambiente e Energias Renováveis, Segurança e Direitos Humanos, Ajuda ao Desenvolvimento, o Futuro da Europa, Migrações e Integração e Emprego dos Jovens.


Como é óbvio, o ponto alto foi, a sessão de 7 de dezembro, que se iniciou com o acolhimento das diversas delegações, procedimentos de segurança e acreditação dos membros das diversas delegações. Os trabalhos começaram às 10 horas no hemiciclo do Parlamento Europeu com a apresentação de cada uma das delegações, na qual a Laura Borralho e do Pedro Figueiras, a apresenta que, no espaço de pouco mais de um minuto, resumiram num excelente inglês e de forma excelente e exemplar a História do nosso país, do nosso concelho e do nosso Agrupamento.
Seguiu-se a divisão em grupos de trabalho internacionais (cujos temas foram previamente preparados) dos cerca de 500 jovens participantes oriundos de: Bulgária, da República Checa, da Dinamarca, da Estónia, da Espanha, da França (que participou com duas escolas), da Croácia, da Itália, do Chipre, da Hungria, da Holanda, da Áustria, da Polónia, da Roménia, da Eslováquia e da Suécia.
Mas, nem só de trabalho se viveu no dia 7 de dezembro. Os nossos alunos trocaram ideias e contactos, fizeram amizades e levaram um souvenir constituído por uma tshirt, oferecida pela Câmara Municipal, com desenhos feitos por alunos do 2º ciclo do no nosso Agrupamento, tendo como tema o símbolo do nosso concelho, o tapete. A referida t-shirt foi depois oferecida por cada um dos nossos alunos a um colega, como se poderá ver mais adiante.
Na parte da tarde foram retomados os trabalhos com a apresentação e votação das conclusões de cada grupo de trabalho. Seguiu-se depois o EUROGAME, disputado por todos os alunos divididos em grupos de quatro (um de cada nacionalidade). Depois de apurados os resultados chegaram à final as equipas verde, branca, azul e vermelha, nas quais estiveram presentes os alunos José Matos (equipa branca) e João Oliveira (equipa verde). A vitória acabou por sorrir à equipa verde, composta por alunos da Bulgária, da França e da Espanha, além do João Oliveira, constituindo um sucesso muito apreciado pela delegação portuguesa.
Foram quatro dias inesquecíveis, pois Paris e a Torre Eiffel, o Parlamento Europeu e os trabalhos lá discutidos, Estrasburgo, a Petit France e os mercados de Natal, o convívio ficarão certamente nas nossas memórias e serão momentos irrepetíveis que só confirmam a ideia de que a Escola, a educação e o ensino se passam muitas vezes fora da sala de aula.
Mas deixemos as imagens e os depoimentos dos participantes falar por si…

Saímos de Arraiolos, cerca das 01h00 e chegamos ao aeroporto General Humberto Delgado Lisboa cerca das 2h30…

Poucas horas depois chegamos ao aeroporto Charles de Gaulle (Paris) e tínhamos à nossa espera a nossa guia, a D. Beatriz, rápida e carinhosamente alcunhada pelos alunos de Nené, que nos mostrou pormenores interessantes de Paris…


Como é óbvio, a paragem junto da Torre Eiffel era obrigatória para a foto de grupo e não só …

O grande dia ( 7 de dezembro), começou bem cedo e antes das 8 horas apanhámos o TRAM, saímos na estação mais próxima do Parlamento Europeu e andámos um pouco a pé…


À entrada do Parlamento Europeu, tirámos uma foto, talvez a mais importante e emblemática…

Dentro do Parlamento Europeu, após os procedimentos de segurança, procedeu-se à acreditação dos deputados e ultimaram-se pormenores. Os deputados separaram-se dos professores e só se encontraram no fim do dia.

Finalmente iniciaram-se os trabalhos. A Laura e o Pedro apresentaram de forma excelente e exemplar o nosso país…

Os eurodeputados portugueses trabalharam…
Conviveram e durante o almoço ofereceram a colegas seus tshirts com símbolos da nossa terra, muito apreciadas…

Ao almoço os professores trocaram ideias com colegas da Polónia (à esquerda) e da Eslováquia (à direita), a quem foram oferecidas tshirts, igualmente muito apreciadas…

No jogo do EUROGAME, duas das quatro equipas finalistas do jogo EUROGAME integraram alunos portugueses: o José Matos integrou a equipa branca e o João Oliveira integrou a equipa verde (juntamente com colegas de Espanha, França e Bulgária), a qual saiu vencedora. Na nossa terceira presença ganhamos o EUROGAME!

O dia de intenso e produtivo trabalho terminou com desfile das bandeiras transportadas pelos alunos, ao som do hino da nossa UE, traz–nos à memória a ideia de sermos portugueses e europeus….unidos na diversidade.
O Pedro transportou a bandeira portuguesa e a Laura a bandeira do Chipre..


E para terminar o dia tiramos mais uma foto no hemiciclo…

Nos dias seguintes, visitámos Estrasburgo… um aspeto muito pitoresco de Estrasburgo – ponte
da Petite France

Estrasburgo é particularmente mágica nesta altura do ano com os seus mercados de Natal e …o Grande Sapin (a grande árvore de Natal)

O que disseram os participantes…

Voltamos a Paris e a Estrasburgo um ano depois e ambas as cidades continuam iguais a si próprias: mágicas e com algo a (re)descobrir, agora com pessoas diferentes.
A sessão de trabalho de dia 7 de dezembro constituiu uma experiência única e inesquecível para todos os jovens participantes europeus e também para os professores. Os nossos alunos representaram de forma digna e empenhada o nosso país e o convívio, a confraternização nos quatro dias (que passaram muito rapidamente) foram excelentes.
A forma como decorreram os trabalhos reforçou a minha convicção de que a UE e a realidade europeia vieram para ficar e que o Brexit é um pormenor irrepetível no complexo processo de aprofundamento da União Europeia.

(Henrique Gonçalves)

Para mim esta viagem foi uma experiência única na vida, gostei muito de visitar a cidade e de ter a oportunidade de estar num parlamento a assistir ao debate entre pessoas de diferentes países, sem dúvida era uma viagem que gostaria de fazer outra vez especialmente com este grupo de pessoas que tornaram estes quatro dias incríveis. Ana Varela

A viagem a Estrasburgo foi, toda ela, uma aventura! Foi uma experiência única, onde tive a oportunidade de ver sítios espetaculares e explorar um espaço que era desconhecido para mim. Toda esta experiência foi vivida ao máximo! No dia do parlamento tivemos em contacto com outras pessoas e outras culturas, com isto percebi que não haviam grandes diferenças na maneira de pensar entre nós e pessoas de outros países, considero isso uma consequência de todos fazermos parte da união europeia, que torna os países de alguma maneira mais próximos.
Foi sem dúvida uma experiência enriquecedora que espero vir a repetir!

Ana Filipa Domingues

A minha apreciação sobre está viagem é que foi uma viagem única com pessoas espetaculares. Em relação ao dia 7 foi um dia que nunca se irá repetir mas apesar de não perceber nada do que diziam gostei de conhecer por dentro o parlamento e pessoas de outros países. Ana Carolina Pintado
A viagem a Paris e Estrasburgo foi inesquecível, representa uma experiência e aprendizagem que me lembrarei sempre e que poderei partilhar. Tenho pena que nem todos tenham a oportunidade de ver e sentir o mesmo que vimos e sentimos naqueles dias. No dia em que fomos ao parlamento conhecemos pessoas novas, de vários países e acho que isso só foi possível por todos fazermos parte da União Europeia. Todos aproveitámos a nossa viagem ao máximo e sem dúvida, gostaríamos de repetir esta vivência única. Marta Ramalho

“A viagem a Estrasburgo foi na minha opinião uma experiência incrível. Foi uma ótima oportunidade de conhecer duas cidades fantásticas, tanto Estrasburgo como Paris. O dia passado no parlamento Europeu foi uma excelente oportunidade de partilhar conhecimentos e interagir com alunos de outros países da Europa, de perceber como funciona a União Europeia e que nós também podemos fazer algo para a melhorar. Repetia esta viagem sem pensar duas vezes. ” Joana Piteira

Para mim, esta viagem foi uma oportunidade inesquecível e tirei o máximo proveito dela. Visitámos sítios fantásticos e foi mesmo uma experiência que recomendo a todos. O facto de ter representado Portugal no Parlamento Europeu em conjunto com o Pedro, tornou esta viagem ainda mais rica. Foi uma das experiências mais enriquecedoras de toda a minha vida e sei que irá marcar o resto do meu percurso profissional. Incentivo todos os meus colegas a participarem no Euroscola, sendo a recompensa a melhor de todas: poder conhecer outras partes do mundo com os amigos mais próximos e os melhores professores.’ Laura Borralho

Durante o dia 7 de Dezembro tive a oportunidade de ser eurodeputado, experiência que não esquecerei e que me orgulho de ter feito parte. Neste dia percebi que a Europa estará em boas mãos no futuro pois existe um imenso potencial nos jovens de todos os países.
Para concluir espero que Portugal tenha sido bem representado e espero voltar ou dar a oportunidade a outros colegas do meu país. António Boieiro

Para mim a viagem a Estrasburgo foi uma experiência inesquecível pois não só fui bem acompanhada como pude viver uma nova aventura onde explorei uma nova cultura e pus em prática o meu Inglês. Tive a oportunidade de conhecer estudantes de outros pontos do globo e com eles discutir assuntos muito importantes da atualidade. Foi sem dúvida uma experiência que repetiria e que aconselho vivamente a qualquer outro aluno. Filipa Serranito

A viagem a Estrasburgo foi uma experiência única e incrível pois tive o privilégio de viver e sentir na pele as funções de um eurodeputado. João Oliveira

Na minha opinião a viagem que fizemos a Estrasburgo com o intuito de visitarmos o parlamento europeu foi bastante educativa , sendo uma experiencia unica. Graças aos nossos colegas Pedro Figueiras e Sara dos Castelos foi nos oferecida esta oportunidade de experienciar como é um dia de trabalho para um eurodeputado. O dia em que visitamos o Parlamento foi um dos melhores dias, foi incrível poder estar com pessoas de vários países da zona euro todos na mesma sala a sermos deputados. Para mim a melhor parte do dia foi quando nos dividimos em grupos de trabalho e fomos discutir o futuro da Europa que era o tema do meu grupo. Essas 2 horas foram bastante interessantes, poder ouvir, expor ideias e ver as perspetivas de vários alunos de diferentes países sobre oque podemos fazer para melhorar a zona euro e os países incluídos nela. O fim da nossa visita ao Parlamento Europeu não poderia ter acabado de outra maneira, com o nosso colega João Oliveira a ganhar o Eurogame. Luís Sarmento

“Eu gostei imenso desta maravilhosa viagem, foi uma experiência inesquecível e sem dúvida que se houvesse oportunidade voltaria a repetir. Se tivesse a oportunidade de voltar atrás no tempo, não mudaria, por nada, nenhum dos momentos que passei. Uma das coisas que mais gostei nesta viagem foi o facto de ter a oportunidade de comunicar com jovens de outras nacionalidades. Foi fantástico!” Pedro Menau

Esta viagem foi sem dúvida a melhor experiência que a escola já me ofereceu e isso diz muito. A oportunidade de representar a minha escola e o meu país lá à frente encheu-me de orgulho e de satisfação que ainda hoje me é difícil descrever. Conhecemos novas pessoas e novas culturas, aprofundámos amizades, e isto tudo sem esquecer a verdadeira razão desta viagem, trabalhar.
Senti que a globalização está mais presente do que alguma vez havia imaginado, mesmo existindo diferenças senti que a maneira de pensar era relativamente parecida entre todos, desde portugueses a cipriotas.
Sumariando, acredito que esta viagem me enriqueceu muito enquanto europeu e é sem dúvida uma oportunidade que gostava que mais colegas meus tivessem. Pedro Figueiras

Para mim esta viagem foi uma experiência única em todos os sentidos. Andar de avião foi uma aventura pois já tinha andado quando era mais nova mas não me recordava. Poder ir ao parlamento europeu, estar lá como deputada, expor as nossas ideias, participar no debate, conhecer pessoas novas de países diferentes foi muito bom. Para além disso também gostei de visitar a cidade de Paris e Estrasburgo que são bastante diferentes.
Certamente foi uma viagem que irá ficar guardada na minha memória. Sofia Chaveiro

Relativamente à actividade “EUROSCHOOL” e sobre a viagem a Estrasburgo penso que foi uma actividade bastante enriquecedora em termos de aprendizagem, em termos de cultura e em termos de convívio com outros estudantes participantes na actividade. No parlamento, as diferentes actividades obrigaram-nos a pensar e a explorar os nossos valores morais, tal como a socializar com outros estudantes, o que nos obrigou a dialogar em inglês (ou outra língua), pois os grupos de trabalho eram com pessoas de varias nacionalidades. Durante a viagem cederam-nos um dia “livre”, que utilizamos para visitar a cidade, tirar fotografias, etc […], também reconheço que esse dia foi importante para dar a conhecer um pouco da cultura da cidade e do país. João Peixoto

A atribuição desta viagem e desta experiência deve-se a mérito próprio, o que me deixa ainda mais orgulhosa. Foram 4 dias de constante aprendizagem, principalmente o segundo dia, no Parlamento Europeu, como Deputados e juntos de adolescentes de outras partes. No Parlamento Europeu debateu-se a Europa que desejamos, em comparação com a que temos.
Foram 4 dias de uma felicidade enorme, e de companheirismo.
Estou grata, aliás, acho que estamos todos muito gratos. Sara dos Castelos

Foi uma experiência enriquecedora, toda a viagem em si foi espetacular, o dia no parlamento mostrou como funciona o parlamento, os temas dos trabalhos eram super interessantes e o convívio foi ainda melhor. Beatriz Oliveira

Na minha opinião o dia no Parlamento Europeu foi um pouco secante mas contribuiu para aprendermos um pouco mais sobre o continente em que vivemos. Raquel Tarrulas

Esta foi uma viagem inesquecível, cheia de experiência novas como andar de avião . Adorei conhecer Paris e Estrasburgo. São duas cidades lindíssimas. O hotel era bastante bom e acolhedor. Também gostei de ir ao Parlamento Europeu, é um edifício bastante grande e bonito. Foi muito bom interagir com jovem de outras nacionalidades e por o nosso conhecimento de inglês em prática . A parte que menos gostei foi o debate entre os jovens pois não os percebia bem o que diziam e já estávamos todos um pouco cansados . Mas mesmo assim foi uma experiência muito boa e sem duvida inesquecível. Marta Paulo

A viagem a Estrasburgo foi uma grande aventura, no qual eu tive o prazer de participar, acompanhado de muitos bons colegas.
Gostei muito de conhecer a cidade e alguns dos seus principais monumentos.
No dia do parlamento pude conviver com outras nacionalidades e outros costumes, percebi que alguns dos meus colegas de outros países pensavam de uma maneira bastante parecida a nossa mas deve ser do facto de pertencermos à U.E. Só espero voltar um dia. José Matos

Aproveitei todos os dias que lá tive ao máximo, foi uma experiência da qual nunca esquecerei e que voltava a repetir. Estrasburgo é uma cidade muito bonita, lá existe um ambiente muito acolhedor. Passei dias incríveis, onde partilhei vários momentos com os meus amigos. No Parlamento Europeu passa-se uma experiência inesquecível, um dia lá passado maravilhoso, do qual dá para fazermos muitas amizades com pessoas de países diferentes, e onde ficamos a conhecer muitas coisas novas. Sofia Courela

Para mim esta viagem e a oportunidade de estar na sede do parlamento europeu foi sem dúvida uma experiência inesquecível e que sem dúvida gostaria imenso de repetir.
Também tivemos oportunidade de poder debater assuntos da Europa e também de enriquecer de certa forma o nosso vocabulário ao falar com os nossos colegas de outros países.
Gostei muito de Paris e da cidade de Estrasburgo, como também o convívio com os nossos colegas e amigos. Luís Courela

Eu gostei muito desta viagem pois no âmbito da visita e participação no parlamento europeu tivemos a oportunidade de interagir-mos com jovens de muitas nacionalidades, também foi uma viagem que nos deu a oportunidade de conhecer e visitar muitos locais dentro de Estrasburgo. Em suma agradeço aos meus amigos, aos professores e à escola que tornaram isto possível. Bruno Courela

Novamente uma viagem inesquecível! Os lugares até podem ser os mesmos mas as pessoas são diferentes e são elas que enriquecem as nossas vivências. Estrasburgo e Paris continuam com o seu encanto especial, desta vez intensificado pela época natalícia…Conhecida pela Cidade Natal, Estrasburgo provou-nos bem a razão deste título. O dia passado no Parlamento Europeu mais uma vez nos mostrou que é partilhando experiências e ideias que o mundo pode avançar.
Obrigada a todos!!! Sandra Quaresma

Agradecimentos

Esta nossa inesquecível viagem a Paris e Estrasburgo, bem como todo o trabalho desenvolvido no Parlamento Europeu, não seriam possíveis sem o apoio de várias entidades:

Câmara Municipal de Arraiolos
Junta de Freguesia de Arraiolos
Direcção do Agrupamento
Professora Dina Costa